20 de julho de 2010

Resenha - Caixa de Desejos de Ana Cristina Melo


Caixa de Desejos é uma novela juvenil. Conta a história da Marília, uma menina que vive com os pais, os avós maternos e o tio paterno, mas tem uma ligação muito forte com a avó paterna que mora em outra cidade. Logo no início da história essa avó morre e ela ainda tem que lidar com a chegada de uma meia-irmã que só viu duas vezes na vida. Para ajudá-la nesse processo de perda, Marília conta com uma caixa que a avó lhe deu de presente, antes de morrer. Uma caixa mágica para ela guardar seus desejos. Assim, ela vai se descobrindo, descobrindo a relação com a irmã, aprendendo a conviver na escola e entendendo como lidar com um primeiro amor que surge em sua vida.





Esse livro é muito fofo! Me lembrei de muitas coisas que passei quando era um pouco mais nova, os problemas na escola (que ainda me rondam), as garotas irritantes... E mesmo que a protagonista tenha apenas 11 anos, ela é mais madura do que isso, mais madura do que eu era com essa idade. Ela é bem engraçada e atrapalhada, acho que como toda garota de 11 anos. Mas ela tem o talento de escrever poemas, coisa que ela faz sempre que precisa desabafar e depois mostrava tudo pra avó paterna dela.

Marília também gosta muito de ler e escrever, é uma nerd esquisita (e vive sendo zoada por conta disso pelas garotas de sua sala) e por conta disso eu me identifiquei bastante com ela. Marília fala que não sabe se a solidão é mais interessante, mas é pelo menos mais fácil, coisa que concordo com ela. Ela tem dificuldades de se relacionar com os pais, e conseguia conversar sobre tudo com sua avó Laurinda, que sempre a ajudava.

Logo no começo do livro, ela descobre que sua meia-irmã Francine vai passar um tempo com ela em sua casa, e não gosta nada disso. No dia seguinte ela vai visitar a avó que está muito doente e recebe um presente inusitado: Uma caixa mágica de desejos, com um caderno onde a avó dela escrevia todos os desejos e colocava todas as suas lembranças.

Com todos os problemas e conflitos de uma pré adolescente, ela encontra nesse caderno de desejos um lugar onde escrever sobre seus sentimentos e falar sobre as coisas que mais deseja, como se estivesse conversando com a avó falecida, que a ouvia tão bem.

É uma leitura bem leve, divertida e rápida, e a história é super fofa! É até um pouco triste quando você chega na página 93 e vê que acabou (queria sequências ç.ç A Ana Cristina avisou ali nos comentários, que vai ter continuação!!! Marília com 17 anos! Agora é só aguardar!!! :D). E agora estou tentando convencer minha irmã de 11 anos a lê-lo, mas ela é bem  chatinha e não quer ler nada kkkkkk Já indiquei esse livro pra algumas amigas e indico para vocês também! Espero que gostem desse livro tanto quanto eu! Parabéns Ana Cristina pelo livro maravilhoso e muito sucesso!

Pra comprar: Livraria Argumento / Livraria Travessa / Livraria Cultura

5 comentários:

Ana Cristina Melo disse...

Larissa,

obrigada pela resenha e pelo carinho com o meu livro.

E para você ficar feliz, atendendo ao que os leitores me pediram, Caixa de Desejos terá continuação. Agora com a Marília aos 17 anos. É só esperar.

Beijos,

Vinha disse...

Uuh adorei a resenha, Lari!
E deu mis vontade de ler \o Muito legal :D

xoxo ;*
Vinha.

Liv disse...

Own, acho que me convenci a colocar esse livro na minha listinha. Parece ser fofo! *-*

:*

Jéssica disse...

amei a resenha *-* ,quero ler esse livro aheaehueheu

Lari Caldieri disse...

É fofo mesmo gente, vale a pena!