10 de janeiro de 2011

Resenha - Lázarus de Georgette Silen

Mistério, romance, alta tecnologia, sangue e morte passam a cercar a vida de LauraVargas, museóloga brasileira, após ela aceitar um surpreendente e inesperado convite para assumir o cargo de curadora de arte no The City Museum of Art and Gallery, em Bristol, sudoeste da Inglaterra,a cidade natal da família de seu pai. Disposta a começar uma nova vida ao lado da filha adolescente, Cinthia, Laura se surpreende ao descobrir que nem todos são aquilo que aparentam ser e que a eternidade é muito mais do que um conceito, ou uma simples palavra, quando ela encontra o Lázarus e recebe dele o seu “dom”. Agora, Laura precisa fugir de seus perseguidores, interessados em obter a “cura” milagrosa para todos os males, o dom ofertado pela misteriosa criatura lendária, e que se concentra em seu sangue.



No começo do livro você pode achar que vai ser uma simples história, sobre uma museóloga brasileira que consegue um emprego em outro país, tendo que mudar completamente de vida com sua filha adolescente. E parece que nada de extraordinário vai acontecer. Mas é aí que vocês se enganam. E muito.

Primeiro porque a história não tem nada de simples. Tem muita explicação complexa sobre termos novos, descobertas científicas, espécies e tudo o mais. Segundo que muita coisa extraordinária acontece. Tipo, muita mesmo!

Pra quem gosta de um livro que não para, que sempre tem algo acontecendo, essa é a pedida! Quando você pensa que acabou, que ficou tudo certo e que a Laura vai poder viver tranqüila, seja como for, algo acontece pra mudar tudo isso. Então é, se ela achava que a coisa mais difícil de lidar na sua vida era sua filha adolescente com mudanças bruscas de humor e um namorado, ela esta muito enganada. Isso porque ela não sabe o que seu próprio namorado é. Nem o da sua filha. Ainda.

Laura, ao começar a trabalhar no The City Museum of Art and Gallery, conhece Robert, irmão da diretora do museu. Com ataques misteriosos acontecendo a garotas inocentes em Bristol, ela sente-se segura com ele, e muito amada. Num piscar de olhos está apaixonada. E é um romance que pode mudar de vez sua vida, muito mais do que sua mudança para Bristol.

Uma coisa que me incomodou na história, na narrativa pra falar a verdade, foi o fato de os pontos de vista da narração mudarem drasticamente. Em um parágrafo você está lendo pelo ponto de vista de Laura, e no seguinte já muda pro ponto de vista de Cinthia, por exemplo. E isso sem aviso prévio, o que me deixou confusa, porque eu só ia descobrir de quem era a vez na história quando mudava novamente. Mas chega uma hora que você se acostuma com isso.

Devo dizer que gostei muito da história toda. É algo diferente, e gosto muito disso nos livros dos autores brasileiros. Eles conseguem criar algo que você não pensaria, e deixar uma história que no começo pode parecer clichê, de um jeito totalmente diferente e único. Foi bem difícil largar o livro quando ele chegou perto do fim, e após terminar ainda fiquei um pouco: "Ta, acabou mesmo? Assim? É sério? EU PRECISO DE MAIS!" Fiquei mais tranqüila e feliz ao saber que tem continuação sim! O segundo livro, ainda sem previsão de lançamento, chamará Panacéia, e aqui vai a sinopse:

Em Panacéia, Laura se torna o alvo da perseguição de criaturas inumanas e da fixação de Avelar, o líder da Ordem. Usando falsas identidades e disfarces ela foge pelo Brasil, na tentativa de impedir que a Ordem a encontre e com isso obtenha a chave para a Panacéia, a cura de todos os males, que circula em seu sangue. Ao mesmo tempo tenta, com essa fuga, impedir que seus amigos humanos e imortais, incluindo sua filha Cínthia e seu namorado Robert, sejam perseguidos e mortos por sua causa. Apenas mantendo-se afastada e em segredo ela pode garantir a segurança de todos.

Quando um misterioso “boato” de que o clã do Reino Unido possui a cura para o vampirismo começa a circular entre os vampiros, e a proximidade de um evento antigo, marcado por conjunções estelares e antigas profecias causa confusão entre tribos africanas e da América do Sul, a caçada começa. De um lado estão os vampiros que almejam por uma salvação, e de outro o interesse de Avelar, um desejo muito mais perigoso do que se pode imaginar. Criando alianças com outros clãs e com o megister David, ao mesmo tempo em que enfrentam uma seqüência de ataques no continente europeu, os vampiros do clã Di Feveré descobrem novas e perigosas armadilhas para os imortais, que podem alterar o rumo de sua realidade, enquanto Robert, abalado pelo desaparecimento de Laura, enfrentará seus demônios pessoais.

Sem saber do que se passa na Europa, para Laura agora só existe uma saída: unir-se aos clãs do pacto no Brasil e partir para uma jornada que a levará ao interior da imensa floresta Amazônica, onde encontrará novos seres mitológicos, passará por experiências desconhecidas e que serão a base da explicação para o misterioso “dom” que ela recebeu do Lázarus. Um dom que a faz se encaixar numa milenar profecia sobre “o sangue puro, o elixir da vida”, e que pode significar a salvação ou o fim de todos os seres. Humanos e inumanos...

Onde comprar: Submarino / Saraiva

4 comentários:

d disse...

A capa não ajuda muito, mas a sinopse é ótima. E sua resenha é bem esclarecedora.

Aproveitando, te indiquei no meme Expectativas Literárias 2011 lá no meu blog. Participa :D

Izabelly disse...

Oi!

O livro parece bem interessante e goste da sua resenha, me deixou com mt vontade de lê-lo! Feliz em saber que tem uma continuação e que os autores brasileiros estão ganhando o seu espaço merecido com ótimos trabalhos!

Bjao
Iza
Três estrelinhas

Danni Barbosa disse...

Oi Larissa!!! Adorei conhecer teu blog!!!
E adorei a resenha! O livro é mais do que eu imaginava! Adoro conhecer autores brasileiros! E gosto muito de livros que está sempre em movimento. Que quando acaba uma coisa, outra já começa e tals... e ele parece ter um toque de mistério bem legal!!! Se ele já tava na minha lista, agora é que vou querer mesmo ler.. e logo!!!

Beijos pra ti!!!
Daniii
Garotas e Livros

MRJs Blog disse...

Oii (: Adorei seu blog!!
Segue? www.mrjsgirlslife.blogspot.com
Aceita parceria? ?
Bjss